domingo, 11 de março de 2012

Descomplicando o Evangelho - 2

Genealogia de Jesus

Isaque.
Filho da promessa de Deus a Abraão e à sua esposa estéril Sara. Isaque cresceu com pais muito idosos e teve uma educação direccionada para a presença de Deus. Teve de lidar com os ciúmes do seu meio-irmão Ismael, filho de Abraão com a escrava Agar, numa tentativa de cumprir pelos seus próprios meios, a promessa de Deus. Sofreu com as mortes dos seus pais mas foi consolado pela entrada de Rebeca na sua vida - entretanto também estéril. Por ser um homem de fé pediu a Deus pela sua esposa e ela concebeu gémeos!
Estranhamente apesar de ter sido levado pelo seu pai a ser sacrificado e ter visto a lâmina bem perto, Isaque não sofreu nenhum trauma e continuou a mar o seu pai e a acreditar no Deus que o levara para o monte, que fora o mesmo que o tirou de lá.
Não cometeu erros crassos de conduta e seguia os ensinamentos de seu pai. No entanto, enquanto pai ele mesmo, preferiu um filho em detrimento de outro, e preparou uma bênção mais rica que outra. Fez acepção de pessoas com os seus descendentes. Pecou. Não amou com sinceridade por colocar expectativas diferentes, em cada um dos seus filhos. No entanto as promessas de Deus prosseguiam e Deus escolheu Jacó - mal amado pelo pai - através do qual se iriam concretizar os planos de multiplicação e criação de uma nação.

Deus fez de propósito para castigar Isaque? Não. Os seus planos estavam traçados e Rebeca sabia que Deus iria usar Jacó. Estava traçado. E Deus provou mais uma vez que não é como achamos mas como Ele sabe que é.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão analisados e qualquer tipo de linguagem ofensiva será eliminada.